Notícias de pré-escolar

Regulamento Interno / Projeto Educativo / Projeto Curricular / Alvará

Alvará nº 793

Faça clique sobre os documentos para os transferir:

Regulamento Interno

Projeto Educativo 2017/2020 - versão 2019

Projeto Curricular de Escola 2017/2020 -versão 2019

Dia Mundial da Rádio

Na passada 2ª feira, no  âmbito do dia mundial da Rádio, alguns dos alunos  do 9º ano fizeram uma emissão muito especial. Estiveram no ATL da Componente de Apoio à  Família da Junta de Freguesia do Lumiar. Ali fizeram uma emissão comemorativa do dia Mundial da Rádio, foium fim de tarde divertida e cheia de música.

João Barata-Feio, Gonçalo Ferreira e João Grilo

A Importância do Sono

A gestão do sono, nos mais pequenos, é uma das principais preocupações dos pais. Muitos são os pais que se questionam sobre se estão a ter a atitude adequada na gestão do sono dos seus filhos.

A partir de quando é que uma criança dorme a noite toda? É normal ter medo de dormir sozinha? Será que pode vir para a nossa cama? E os pesadelos são assim tão normais na idade dela?

Para saber mais consulte: Folhetos informativos Bafureira.

Visita ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Hoje, dia 10 de abril, fomos conhecer o trabalho da mãe de um dos nossos colegas

que é coordenadora técnica no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e proporcionou-nos a possibilidade de conhecermos como funciona este Instituto.

Foi um verdadeiro dia com a Medicina Tropical repleto de atividades interessantes e científicas.

Começámos por receber um passaporte que fomos preenchendo ao longo da visita com os autocolantes que recebemos durante as experiências que cada polo científico nos proporcionou.

Em cada piso do edifício houve sempre uma nova descoberta para fazer. No Piso 1 visitámos uma exposição de modelos de cera de Medicina Tropical e simulámos uma consulta do viajante.

No Piso 2 fizemos a extração do nosso ADN e com o auxílio de um microscópio, observámos as nossas células e, ainda, bactérias, fungos e células infetadas com vírus.

No Piso 3 percorremos uma exposição sobre insetos e observámos vermes, parasitas e a manipulação de insetos e aracnídeos.

Num outro edifício – o Edifício do Biotério – tivemos a fantástica oportunidade de visitar o laboratório onde estão os ratinhos que os cientistas utilizam para fazer estudos e experiências, equipados a rigor com bata, touca, luvas e botas entrámos neste mundo fantástico que habitualmente só é possível ver no ecrã.

A visita chegou ao fim com um lanche convívio, mais uma vez a mãe do Bernardo surpreendeu-nos pois tinha-nos preparado um bolo de chocolate, um sumo fresquinho de laranja e alguns brindes…

Já era tarde e por isso tivemos que nos apressar, os nossos pais já esperavam por nós no Colégio.

Foi, sem dúvida, uma tarde fantástica.

Prof. Ana Isabel Sousa, 10 de Abril de 2015

Histórias da nossa História - Reinado de D. Dinis

Hoje o professor Raul, responsável pela lecionação da disciplina de história no 3. º ciclo veio desenvolver uma atividade com as salas dos 5 anos A e B sobre a História de Portugal.

Ficámos a conhecer D. Dinis e alguns feitos e episódios do seu reinado, nomeadamente na agricultura e na educação.

Conhecemos também a história do milagre das rosas.

Profª Ana Isabel Sousa

Pág. 1 de 18