Notícias do 2º-3º ciclo

Visita de Estudo a Évora

Visita de estudo a Évora

Na passada sexta-feira, dia 3 de maio, os alunos dos 8º anos A e B, no âmbito das disciplinas de Geografia, História e Português, partiram rumo ao coração do Alentejo, Évora, numa alegria eufórica, em que nem as horas matutinas conseguiram refrear os ânimos.

A boa disposição e felicidade que eram evidentes nos alunos encurtaram a distância que os separava do seu destino e, rapidamente, se encontraram no primeiro ponto da visita, o Jardim Público de Évora. Deste espaço magnífico e repleto de história, seguiram para a Capela dos Ossos e para a Igreja de São Francisco, onde se confrontaram com um ambiente sombrio que os levou a refletirem sobre a transitoriedade e fragilidade da Vida. Atravessando a Praça do Giraldo e chegando à Sé Catedral de Évora, os alunos puderam apreciar a imponência e riqueza da maior catedral medieval de Portugal. Pouco depois, embalados pela magia que uma fictícia serenata poderia espargir da varanda de Garcia de Resende, as duas turmas apreciaram a fachada do casario deste poeta que foi um dos maiores poetas do século XV. Encorajados pela curiosidade de desvendar outras riquezas desta cidade, os alunos visitaram o Templo Romano, vulgarmente conhecido como Templo de Diana e considerado Património Mundial da UNESCO. Visitaram ainda a Universidade de Évora, onde todos os segredos dos seus recantos e funcionamento foram explicados por um guia que partilhou curiosidades do passado da Universidade. Dali seguiram para as ruinas das Termas Romanas, cujas devidas explicações dos professores permitiram perceber o papel fundamental deste local na vida pública do povo, na época. A observação do Aqueduto da Água da Prata esclereceu como este precioso líquido era canalizado pela cidade, serpenteando de forma esquiva pelo espaço urbano.

Na última etapa da Visita de Estudo, alunos e professores foram transportados para o Período Neolítico, ao visitar o Cromeleque de Almendres, onde o misticismo e encantamento daquele lugar deu uma forma mais real às muitas festividades e rituais, que filmes e livros semearam na imaginação da maioria.

Num último desafio, os alunos foram sensibilizados para o facto da cidade de Évora ocupar um lugar especial no coração de uma das maiores poetisas portuguesas, Florbela Espanca. Através do seu poema “Évora”, os alunos terão de descobrir e sentir a força comovente das palavras desta poetisa, procurando completar um trabalho escrito, no qual se procurou seguir os conselhos de Florbela Espanca “Em cada viela (...) / ... a minha alma soturna escuta e pasma...”.

Prof. Dulce Terras

Viva a Poesia!

Quarenta alunos do clube da leitura do segundo e terceiro ciclos deslocaram-se no passado dia 31 a outro colégio da linha, onde mostraram "a arte de saber dizer".

Acompanhados pelas suas professoras de português e pela responsável do clube, mostraram no final a sua alegria e motivação pelo momento vivido.

Profª Fátima Cruz

Auto da Barca do Inferno

Na passada sexta-feira, dia 25 de fevereiro, o 9º ano assistiu, em Lisboa, à representação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Esta peça, estudada e analisada na sua íntegra nas aulas de Português, foi representada pela Companhia de Teatro O Sonho, encenação de Ruy Pessoa. Espetáculo burlesco, divertido e apelativo que procura retratar a sociedade do século XVI e que levou ao entusiasmo da assitência, quando vários alunos foram chamados ao palco para interagir com os atores. Entre gargalhadas e um evidente entusiasmo, os alunos puderam vivenciar o mundo vicentino e conhecer as principais  características da sátira social.

alt                                                                                                  Profª Dulce Terras

Auto do cubo

“Auto do Cubo”

No dia 23 de janeiro, os alunos do oitavo ano deslocaram-se ao IPJ para assistir ao espetáculo “Auto do Cubo”, realizado pela Companhia Profissional de Teatro EDUCA.

No meio de sorrisos e gargalhadas, foram convidados a assistir ao desvendar de desafios relacionados com quatro temas da Matemática: Interpretação de Problemas, Potências de Expoente Inteiro, Equações e Áreas e Volumes. A Matemática serviu para adivinhar números, ajudar futebolistas, bailarinos e cozinheiros, de forma simples e bastante prática.

E assim, numa manhã muito bem passada, a Matemática saiu à rua e recordaram-se conteúdos fundamentais de uma forma animada, lúdica e descontraída.

Os alunos do 8.º ano & professora Andreia Esteves,

24/01/2019

Jornal da Bafureira

Blog realizado por um grupo de alunos do 8º ano,