Política de Qualidade

O nosso Colégio, um espaço para Crescer e Aprender

O Colégio da Bafureira privilegia um ambiente que, não se afastando da vida familiar, prepare o aluno para a vida em sociedade, nunca esquecendo as aspirações da comunidade escolar que serve, o seu passado e tradições culturais.

O Colégio pretende desenvolver nos alunos as vertentes cultural, social, humana, desportiva e tecnológica e incentivar o respeito pelo outro e por si próprio, contribuindo, assim, para o enriquecimento pessoal. Pretende também privilegiar o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

A Política da Qualidade expressa as linhas orientadoras da política educativa, permitindo, assim, a definição de prioridades e estratégias de intervenção, visando um ensino de qualidade imprescindível à inserção e sucesso escolar dos alunos.

O Colégio da Bafureira tem como compromissos:

• Dar resposta às necessidades e exigências dos alunos e encarregados de educação, aumentando os níveis de qualidade e excelência no ensino;
  • Criar as condições para um conhecimento individualizado de cada um dos alunos;
  • Garantir uma efetiva oportunidade de sucesso de todos e de cada um;
  • Valorizar e promover a autonomia;
  • Desenvolver as competências linguísticas e dinamizar o acesso e a utilização de tecnologias de informação desde o Jardim de Infância;
  • Cultivar o respeito pela nossa identidade cultural, não esquecendo, a solidariedade e o respeito pelos outros;
  • Desenvolver competências nos vários domínios de aprendizagem, estimulando a criatividade e o sentido crítico;
  • Fomentar e desenvolver a complementaridade Escola/Família;
  • Promover a cooperação dos agentes educativos de forma a prevenir o insucesso escolar;
  • Promover uma constante atualização dos professores e funcionários, de forma a melhorar a eficácia das suas atividades;
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis às atividades e infraestruturas do Colégio.