História

Fundado em 1910, por Júlia Margarida dos Reis Guedes, em Lisboa, o Colégio da Bafureira cedo mudou para a Parede. Ali, nas arribas da praia da Bafureira, as crianças podiam estudar e respirar o ar puro do mar iodado.

Branca de Gonta Colaço e Maria Archer no seu livro Memórias da Linha de Cascais (1943) caracterizam desta forma a Parede:

Gaba-se a Parede do seu clima seco, apesar de marítimo (...) os da terra olham para o recorte elegante da lombada de Sintra (...) - é ali, na serra idílica das matas frondosas, que a Natureza instala o gigantesco condensador de umidade contida nos ventos que poderiam molestar a Parede...

Os grandes médicos da capital (na altura distante da Parede) aconselhavam o Colégio da Bafureira, pela sua situação geográfica e por ser um local aprazível onde se respirava o "ar do mar" puro e saudável - aqui era possível estudar e recuperar de inúmeras doenças como a tuberculose e doenças dos ossos.

O dia 31 de outubro de 1910 marca o início oficial da existência do Colégio da Bafureira - assim reza o alvará de autorização - que por ter sido emitido na recém-nascida república, ainda está escrito num papel com o timbre "do Reino" - timbre que alguém se encarregou de riscar pois naquela data o país era já republicano.

Foi no final dos anos vinte que a vivenda atual (vivenda Jerónimo Neto) foi adquirida, começou por ser o "anexo". Ali, as várias salas foram acompanhando a evolução possível, num tempo que corria pacatamente, esperando as grandes mudanças do século XXI. Algumas salas foram na época (décadas de 20 e de 30) camaratas, um dos atuais laboratórios chegou a ser capela e aposento da diretora/fundadora.

Enfim... mais tarde viriam outras Direções, cada uma procurando inovar neste espaço centenário; a transformação tem sido constante, pode mesmo dizer-se que o progresso vive aqui - onde o passado é grande e o futuro começa...

Fotos antigas

Colégio da Bafureira

SEDE:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 585
2775-177 Parede
Polo 1:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 801
2775-373 Parede

Tel. +351 214 571 027
Fax. +351 214 580 512

bafureira@colegiodabafureira.pt