Entrada da escola

No Colégio da Bafureira encaramos a educação como um processo contínuo, no qual estão envolvidos todos os colaboradores do Colégio e Família. Por isso, consideramos que apesar da passagem do 1º para o 2º Ciclo ser uma fase muito importante no percurso escolar e na vida dos alunos, esta é feita e encarada de uma forma natural e gradual, pois ao longo de todo o 1º ciclo, os alunos têm contacto com todos os professores dos níveis seguintes, que os acompanham até ao 9º ano e os preparam com muita dedicação e rigor para o Ensino Secundário.

Nestes ciclos de escolaridade, 2º e 3º, continuamos o trabalho já iniciado anteriormente, reforçando o rigor científico, o espírito crítico e de análise, a capacidade de reflexão, a autonomia e desenvolvendo novos métodos de estudo e de organização.

No Colégio da Bafureira, promovemos uma aprendizagem global de saberes, apostando na transdisciplinaridade, nos projetos inter-ciclos, nas visitas de estudo, nos debates e conferências, nas semanas culturais, nas novas tecnologias, nas atividades laboratoriais e no relacionamento estreito com toda a comunidade envolvente.

A equipa dos 2º e 3º Ciclos é formada pelos professores das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, com habilitação profissional, psicóloga, pessoal auxiliar e uma Coordenadora, que asseguram o atendimento personalizado aos alunos e Encarregados de Educação.