Projetos do colégio

Eco-escolas

Projeto Eco-escolas

O Colégio da Bafureira orgulha-se de, há três anos consecutivos, ser uma Eco-Escola.
Esta conquista deve-se às boas práticas ambientais que temos vindo a desenvolver no nosso dia-a-dia e aos projetos que abraçamos no âmbito da educação ambiental.

O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da educação ambiental.

Tem como principais objetivos:

• Encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental.
  • Estimular o hábito de participação, envolvendo ativamente os alunos na tomada de decisões e implementação das ações.
  • Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano.
  • Fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem.
  • Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional.

Com a participação neste projeto pretendemos promover a sensibilização para a educação ambiental e desenvolvimento sustentável dos recursos, de forma a desenvolver a consciência para o que nos rodeia, despertando o gosto pelo ambiente natural e a biodiversidade e fomentando o pensamento criativo e cooperativo.

Bandeira Eco-escolas no Colégio da Bafureira

As notáveis realizações da celebrada Revolução Industrial são agora seriamente questionadas, porque não se tomou então o Ambiente em consideração. Pensava-se que os céus eram tão vastos e tão azuis que nada lhes poderia tirar a cor; que os rios eram tão grandes e a água tão abundante que não podia haver atividade humana que lhes tirasse a pureza; que havia tantas árvores e tantas florestas, que nunca poderíamos acabar com elas - até porque elas voltam a crescer. Hoje, já temos obrigação de saber.
- Vitoria Chipeto -