Notícias do 1º ciclo

Aula de Astronomia - 4ºano A e 4º ano B

Sexta, 16 Janeiro 2015 15:41

No dia 15 de janeiro de acordo com o nosso projeto de transição dos nossos alunos finalistas do Primeiro Ciclo para o 5º ano recebemos o professor Luís Pessoa na sala do 4º ano.

Os alunos do 4º ano A e do 4º ano B participaram numa aula de Astronomia, em que foram abordados vários temas, sendo os temas centrais, as Fases da Lua e os Eclipses da Lua e do Sol.space

Para melhor perceberem estes fenómenos, foram também abordadas questões relativamente à diferença entre astros que emitem luz visível como o Sol e astros iluminados como a Lua e a Terra.

Para além disso, os alunos ficaram a saber que o nosso satélite natural vira sempre a mesma face para a Terra e as razões para tal acontecer.

Foi sem dúvida uma aula muito interessante, tendo os alunos demonstrado toda a sua curiosidade sobre este tema através das muitas questões que foram colocando.

Quem sabe no futuro os nossos alunos vejam realizado um dos sonhos da Humanidade que é o de poder viajar pelo espaço... se assim for esta será por certo uma aula que não esquecerão quando esse momento se tornar realizade.

Professor Luís Pessoa

Parede, dia 16 de janeiro de 2015

Relato da Visita ao Museu do Oriente - 4º ano B

Sexta, 16 Janeiro 2015 12:31

Relato da Visita ao Museu do Oriente 4º ano B

No dia 13 de janeiro, saímos do Colégio às 9 horas e fomos de autocarro até ao Museu do Oriente, em Lisboa.

Acompanhados pelos professores Carlos, Maria e Sandra, as turmas 4º ano A e B lancharam perto do museu quando chegaram e, depois, iniciaram a visita. Cada uma das turmas tinha um guia, a nossa era a Rita. Começou por nos mostrar uma porta muito bem decorada feita de madeira e ainda alguns móveis como cadeiras e cofres, fabricados na Índia.

Falámos sobre os Descobrimentos Portugueses e das mercadorias que trouxemos do Oriente. Vimos um biombo japonês com uma pintura que retratava a chegada dos portugueses ao Japão. A Rita contou-nos que quando os portugueses lá chegaram, no ano de 1543, os japoneses disseram que nós eramos todos iguais e que cheirávamos mal!

Observámos retratos de rainhas portuguesas que demonstravam que estas utilizavam muitas joias vindas do oriente e que a moda dos leques, vinda da China, foi adotada por muitos portugueses e posteriormente por muitos europeus.

Ainda tivemos oportunidade de ver algumas destas joias ao vivo.Aprendemos que a porcelana da China era muito valiosa e desejada em toda a Europa. Os reis encomendavam aos artesãos chineses peças de porcelana pintadas com o seu brasão.No final da visita a Rita mostrou-nos uma coleção de frasquinhos chineses e três fatos de samurais, que adorámos ver.

Aprendemos muito sobre a cultura de alguns países do Oriente e sobre a influência que tiveram na nossa cultura, desde o século XVI. Gostámos muito da visita e da nossa guia! É um museu que vale mesmo a pena visitar!