Notícias do 1º ciclo

4º ano B viajou no Comboio Presidencial

Sexta, 07 Novembro 2014 16:07

No dia 30 de setembro, os alunos do 4º ano B, foram de comboio até Cascais, para assistir à comemoração dos 125 anos da linha de Cascais. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da CP possibilitou-nos visitar o Comboio Presidencial. Aprendemos que este comboio, construído em 1910 e restaurado em 2010, transportava o presidente, os ministros e alguns convidados, nas suas viagens. Visitámos o comboio, com salas, casas de banho, cozinha e cabines luxuosas e fomos entrevistados para falarmos sobre aquilo que aprendemos. No final da visita, fomos ainda convidados para viajar no comboio presidencial, até ao nosso Colégio. Sentimo-nos muito importantes! Foi um ótimo passeio durante o qual aprendemos muito!

Outubro de 2014

A professora do Maria Biscaia e os alunos do 4º ano B

O mês de outubro na sala do 2º ano B

Sábado, 08 Novembro 2014 07:22

Ao longo deste mês criámos tantas coisas que nos deixaram tão felizes, que queremos partilhar com a nossa família!

Semanalmente temos realizado o projeto “10 minutos de leitura”, com a leitura individual de livros dos alunos ou da biblioteca da nossa sala de aula; o projeto “Números na cabeça” com a resolução de exercícios de cálculo mental, sempre com tempo cronometrado.

A rotina do “Ler, contar e mostrar” continua a ser um dos momentos significativos para a turma. Os colegas têm apresentado diversos temas, muito interessantes e que nos têm dado novos conhecimentos.

No dia 3 de outubro fomos ao Laboratório e realizámos a atividade “Folhas de outono”. A partir de massa de pão modelámos folhas e depois de secas pintámos na aula de Expressão Plástica. Ficaram muito bonitas!

outubro3

Já iniciámos o nosso projeto “Correspondência Escolar”. Escrevemos, em coletivo, uma carta para os nossos novos amigos de outra escola. Juntamente com a carta enviámos uns presentes que nós fizemos.

Este mês comemorámos dois dias muito importantes: o “Dia Mundial da Alimentação” com a degustação de um saboroso batido de frutas que trouxemos de casa e vimos na nossa sala de aula um vídeo infantil sobre a alimentação saudável; e o aniversário do nosso Colégio, para o qual fizemos um acróstico e oferecemos de presente neste dia tão especial.

Nas aulas de Yoga e Atenção Plena que realizamos no “Cantinho da Paz” temos  ouvido diversas histórias que têm semeado muitos sentimentos positivos em nós, pois ajudam-nos a crescer mais felizes e a ver o Mundo de uma forma diferente!

O mês de novembro já está à porta e com certeza vai entrar com grande entusiasmo!

Começamos já na segunda-feira com a comemoração do “Dia da Biblioteca Escolar”.