Notícias

Escritora Paula Ruivo no Nosso Colégio

Quinta, 10 Novembro 2016 09:21

 

Escritora Paula Ruivo no Nosso Colégio

 

Ontem contámos com a presença da escritora Paula Ruivo, autora de “ Não quero ser o que sinto…”, o quinto livro desta escritora.

Foi com muito entusiasmo que conhecemos a história do Simão, protagonista desta obra, e que tomámos contacto com a realidade do “ Bullying”.

Simão é vítima de Bullying e partilha com o leitor os seus receios, as suas emoções e o seu desespero ao ver-se confrontado com esta dura realidade. Mas a atenção do leitor é encaminhada também para os agressores e os possíveis motivos que os incitam a estas atitudes. Surgiu assim a questão da inteligência emocional, da capacidade de nos colocarmos no lugar dos outros para percebermos as suas ações e tentarmos ajudá-los.

A escritora apresentou o livro lendo de forma expressiva alguns excertos e colocando perguntas aos alunos que foram interagindo ao longo desta apresentação.

Esta sessão foi uma oportunidade de refletir sobre estas questões, levando os nossos alunos a uma análise de determinadas realidades ao mesmo tempo que se procurou estimular e incentivar a leitura.


Profs. Ana Veiga e Dulce Terras

9 de novembro de 2016

alt

 

 

Novas Salas da EMB

Sexta, 14 Outubro 2016 08:37

Novas Salas da Escola de Música da Bafureira

alt

 

Desafio: Sólidos com Palhinhas

Segunda, 10 Outubro 2016 09:11

 

 

Desafio: Sólidos com Palhinhas

Nos passados dias 29 de setembro e 4 de outubro os alunos do sexto ano (turmas A e B) tiveram oportunidade de se confrontarem com um desafio matemático que envolveu palhinhas e plasticina.

Os alunos receberam um conjunto de palhinhas e um bloco de plasticina para construírem modelos de um sólido geométrico. “Que sólido vamos construir?” perguntavam os alunos. E o desafio estava encontrado: descobrir o sólido a construir utilizando todas as palhinhas que lhes tinham sido dadas, sabendo apenas que esse sólido seria ou um prisma ou uma pirâmide.

E assim, os nossos pequenos matemáticos, transformaram palhinhas e plasticinas em construções coloridas!


Profª Andreia Esteves, 7 de outubro de 2016

alt

 



 

 


Colégio da Bafureira

SEDE:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 585
2775-177 Parede
Polo 1:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 801
2775-373 Parede

Tel. +351 214 571 027
Fax. +351 214 580 512

contato@colegiodabafureira.pt