Notícias

Flutua ou afunda-se?

Terça, 08 Novembro 2011 00:00

1º ano

Flutua ou afunda-se? Ao longo do 1º período estamos a descobrir as propriedades da água e o comportamento dos materiais na sua presença. Esta foi a segunda vez que fomos ao laboratório e fomos descobrir quais os objetos que flutuam ou não na água. Utilizámos vários objetos, como uma rolha, um afia de metal, um lápis de carvão, um pedaço de madeira, um parafuso, umas chaves, plasticina...

Colocámos os objetos um a um dentro de um recipiente com água e observámos o que acontecia!

Concluímos que esta caraterística não diz respeito ao tamanho do objeto, mas sim ao material de que é feito! Os objetos de metal afundavam-se, já os de madeira ficavam à superfície, assim como os de plástico ou de cera.

Quando chegámos à sala registámos o que observámos. Foi uma manhã de descobertas!

 

101 Aniversário do colégio

Quarta, 02 Novembro 2011 19:18

Todos os ciclos

101 Aniversario do Colégio da BafureiraNo dia 31 de Outubro comemorámos os nossos 101 anos… Todos sentiram o quão importante é esta data. A cada ano que passa os nossos alunos demonstram com cada vez mais alegria o seu carinho pelo Colégio.

No intervalo da manhã reunimo-nos todos no campo de jogos para ouvir o Hino do Colégio, que foi cantado pelo Coro Bafitas e especialmente acompanhado, com entusiasmo, por todos os alunos. Os alunos dos 2º e 3º ciclos declamaram poemas muitos bonitos, de que todos gostaram muito. Escolhemos este como o momento adequado para entregar uma medalha aos nossos alunos, que o ano passado se destacaram pelo seu brio no Estudo, por serem bons colegas, pelo seu comportamento e assim acederam ao Quadro de Excelência. Parabéns a todos!

Continuar...
 

O sabor e textura das frutas

Quarta, 02 Novembro 2011 00:00

2º ano

O sabor e a textura das frutas

Depois de ouvirmos a importância da fruta na nossa alimentação, nada melhor que passarmos à sua degustação.

Fomos para o Laboratório e cada colega, com os olhos vendados, teve de descobrir através do sabor e textura a fruta que estava a comer; tínhamos maçã, pera, banana e laranja. Cada uma com a sua cor mas todas deliciosas.

Depois de cada colega descobrir a fruta, registámos o seu nome numa tabela. A professora Inês também participou!

Foi sem dúvida uma atividade em que pudemos utilizar todos os nossos sentidos.

 


Colégio da Bafureira

SEDE:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 585
2775-177 Parede
Polo 1:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 801
2775-373 Parede

Tel. +351 214 571 027
Fax. +351 214 580 512

contato@colegiodabafureira.pt