Notícias

Vamos "trabalhar" o paladar

Segunda, 14 Novembro 2011 15:15

Sala dos 4 anos

Vamos trabalhar o paladar

Existem quatro sabores, que são inatos: doce, salgado, amargo e ácido. Pesquisas demonstram que as crianças têm preferência pelo doce. Sorriem quando recebem açúcar e fazem caretas quando provam o amargo.

De acordo com alguns estudos, as crianças nascem com uma certa predisposição para não gostarem de igual forma de todas os alimentos.

 

Torna-se, por isso importante educar as crianças para uma alimentação saudável, bem como ajudá-las a aprender a experimentar e, se possível, a gostar de tudo.

 

Foi divertido para os meninos experimentar os quatro sabores inatos.

 

A vista de São Martinho

Sexta, 11 Novembro 2011 00:00

4º ano

Dia de São MartinhoNo dia 11 de Novembro celebrou-se, uma vez mais, no Colégio da Bafureira o Magusto, festa em honra de São Martinho.

Para comemorar esta data, a turma do 4º ano endereçou um convite a este famoso “Santo” saído das lendas trabalhadas nesta época do ano (professor bibliotecário convidado). Sua santidade prontamente acedeu ao convite, comparecendo na Bafureira para presentear os pequenos Bafitas com alguns segredos, nunca antes revelados, da sua lenda.

De uma forma divertida, lúdica e educativa, o São Martinho desvendou o nome da sua engraçada égua adotada:

Continuar...
 

Flutua ou afunda-se?

Terça, 08 Novembro 2011 00:00

1º ano

Flutua ou afunda-se? Ao longo do 1º período estamos a descobrir as propriedades da água e o comportamento dos materiais na sua presença. Esta foi a segunda vez que fomos ao laboratório e fomos descobrir quais os objetos que flutuam ou não na água. Utilizámos vários objetos, como uma rolha, um afia de metal, um lápis de carvão, um pedaço de madeira, um parafuso, umas chaves, plasticina...

Colocámos os objetos um a um dentro de um recipiente com água e observámos o que acontecia!

Concluímos que esta caraterística não diz respeito ao tamanho do objeto, mas sim ao material de que é feito! Os objetos de metal afundavam-se, já os de madeira ficavam à superfície, assim como os de plástico ou de cera.

Quando chegámos à sala registámos o que observámos. Foi uma manhã de descobertas!

 


Colégio da Bafureira

SEDE:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 585
2775-177 Parede
Polo 1:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 801
2775-373 Parede

Tel. +351 214 571 027
Fax. +351 214 580 512

contato@colegiodabafureira.pt