Notícias

Colégio da Bafureira - Prémio Escola (ano letivo 2013/2014)

Sexta, 24 Abril 2015 11:33

 

Caros Pais,

Bafureira escola

 

no final do ano de 2012 o Ministério da Educação e Ciência decidiu instituir, pela primeira vez em Portugal, o Prémio de Escola - Mérito Institucional, atribuído às cinco principais áreas geográficas do nosso país.

Esta distinção visa reconhecer a Excelência dos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, e dos envolvidos no processo educativo, do Pré-escolar ao Secundário, que tenham promovido de forma meritória o ensino nas seguintes missões da Escola:

- o sucesso dos alunos;

- a qualidade da aprendizagem;

- o desenvolvimento do ensino experimental das ciências;

- a criatividade aplicada nas ciências sociais;

- a difusão e fortalecimento do interesse pelas artes;

- o desenvolvimento de projetos relevantes;

- a existência de um plano interno de formação;

- a colaboração com a comunidade educativa;

- a participação ativa dos encarregados de educação;

- a difusão de boas práticas educativas.

Nesse mesmo ano, o Colégio da Bafureira, foi distinguido com o Prémio de Escola da região de Lisboa e Vale do Tejo.

É com grande orgulho que vos comunicamos que o Colégio da Bafureira, vai ser, mais uma vez, distinguido pelo Ministério da Educação e Ciência:  receberemos uma Menção Honrosa do Prémio de Escola pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2013-14.

A entrega deste prémio será realizada no próximo dia 30 de abril, pelas 15h, no Teatro Thalia, Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

Em nome de todos os colaboradores do Colégio, queremos agradecer-vos a confiança que têm depositado em nós e dizer-vos que este Prémio é de Todos: dos Colaboradores do Colégio, dos Alunos e dos Pais!

Parabéns a Todos e muito obrigada!

Graciete Branca Marques

Diretora Pedagógica

 

A Importância do Sono

Quarta, 15 Abril 2015 10:33

A Importância do Sono

 

A gestão do sono, nos mais pequenos, é uma das principais preocupações dos pais. Muitos são os pais que se questionam sobre se estão a ter a atitude adequada na gestão do sono dos seus filhos.

 

 

A partir de quando é que uma criança dorme a noite toda? É normal ter medo de dormir sozinha? Será que pode vir para a nossa cama? E os pesadelos são assim tão normais na idade dela?

 

Para saber mais consulte: Folhetos informativos Bafureira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Terça, 14 Abril 2015 13:55

Visita ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical

 

Hoje, dia 10 de abril, fomos conhecer o trabalho da mãe de um dos nossos colegas

que é coordenadora técnica no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e proporcionou-nos a possibilidade de conhecermos como funciona este Instituto.

Foi um verdadeiro dia com a Medicina Tropical repleto de atividades interessantes e científicas.

Começámos por receber um passaporte que fomos preenchendo ao longo da visita com os autocolantes que recebemos durante as experiências que cada polo científico nos proporcionou.

Em cada piso do edifício houve sempre uma nova descoberta para fazer. No Piso 1 visitámos uma exposição de modelos de cera de Medicina Tropical e simulámos uma consulta do viajante.

No Piso 2 fizemos a extração do nosso ADN e com o auxílio de um microscópio, observámos as nossas células e, ainda, bactérias, fungos e células infetadas com vírus.

No Piso 3 percorremos uma exposição sobre insetos e observámos vermes, parasitas e a manipulação de insetos e aracnídeos.

Num outro edifício – o Edifício do Biotério – tivemos a fantástica oportunidade de visitar o laboratório onde estão os ratinhos que os cientistas utilizam para fazer estudos e experiências, equipados a rigor com bata, touca, luvas e botas entrámos neste mundo fantástico que habitualmente só é possível ver no ecrã.

A visita chegou ao fim com um lanche convívio, mais uma vez a mãe do Bernardo surpreendeu-nos pois tinha-nos preparado um bolo de chocolate, um sumo fresquinho de laranja e alguns brindes…

Já era tarde e por isso tivemos que nos apressar, os nossos pais já esperavam por nós no Colégio.

Foi, sem dúvida, uma tarde fantástica.

 

Prof. Ana Isabel Sousa, 10 de Abril de 2015



alt

 


Colégio da Bafureira

SEDE:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 585
2775-177 Parede
Polo 1:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 801
2775-373 Parede

Tel. +351 214 571 027
Fax. +351 214 580 512

bafureira@colegiodabafureira.pt