Notícias

“Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente,

Terça, 28 Abril 2015 08:07

 “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente

 

No passado dia 17 de abril, o 9º ano assistiu à peça de teatro "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, representada pela Companhia de Teatro O Sonho.

A partir desta peça teatral, que retrata de forma irónica e irresistivelmente divertida a sociedade lisboeta do século XVI, os alunos puderam complementar um processo de aprendizagem iniciado em sala de aula e finalizado em palco, através dos diferentes elementos que constroem o mundo do Teatro.

A peça que se inicia num porto imaginário, onde se encontram duas barcas, a Barca do Inferno, cuja tripulação é o Diabo e o seu Companheiro, e a Barca da Glória, com um Anjo na proa, deslumbrou e encantou os alunos que assistiram a um desfile de almas pecadoras, julgadas e condenadas pelos seus pecados. O extraordinário desempenho dos atores, o avolumado conjunto de defeitos de personagens típicas, a explanação de vícios grotescos e hilariantes, assim como os comentários pungentes do Diabo, a contrastar com a sobriedade do Anjo, despoletaram nos alunos gargalhadas sonoras e garantiram uma experiência inesquecível.

Nesta viagem no tempo, espelho de vícios e costumes ainda tão atuais, os alunos foram ainda convidados ao palco, pela mão dos atores que procuraram envolvê-los de forma direta na magia do teatro.

No final, depois de muita diversão, transparecia nos nossos alunos a felicidade e o fascínio de ter vivenciado a força arrebatadora do mundo teatral.

27 de Abril,  Profª. Dulce Terras

alt

 

"Os Lusíadas (de calções)"

Terça, 28 Abril 2015 07:57

"Os Lusíadas (de calções)"


Na passada terça-feira, dia 21 de abril, o quinto e sétimo anos foram ao teatro, para assistir à peça “Os Lusíadas (de calções)”, de Né Campelo a partir da obra “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões.

Num jogo subtil de palavras, utilizando o termo “calções”, em vez de Camões, a Companhia de Teatro O Sonho procurou fazer uma homenagem ao Grande Poeta Luís Vaz de Camões, mostrando aos mais jovens que a epopeia “Os Lusíadas” não é uma obra aborrecida e demasiado complexa, até para os mais novos. Esta abordagem mais lúdica da obra permitiu aos nossos alunos ouvir e visualizar várias passagens simbólicas desta obra, sempre acompanhadas por explicações simples e acessíveis.

Com um humor contagiante, os alunos foram levados a conhecer factos e personalidades marcantes da História de Portugal e a vivenciar o orgulho de Ser Português. Numa interação inebriante, os nossos alunos foram convidados a subir ao palco enquanto os momentos mais marcantes da Viagem de Vasco da Gama à Índia eram apresentados ao público.

No final, o regresso foi animado pela curiosidade em saber mais pormenores sobre este marco da Literatura Portuguesa e pelo entusiamo por uma epopeia, que muitos julgariam já esmorecido.


26 de abril, Profs. Ana Veiga e Dulce Terras


alt



 

Colégio da Bafureira - Prémio Escola (ano letivo 2013/2014)

Sexta, 24 Abril 2015 11:33

 

Caros Pais,

Bafureira escola

 

no final do ano de 2012 o Ministério da Educação e Ciência decidiu instituir, pela primeira vez em Portugal, o Prémio de Escola - Mérito Institucional, atribuído às cinco principais áreas geográficas do nosso país.

Esta distinção visa reconhecer a Excelência dos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, e dos envolvidos no processo educativo, do Pré-escolar ao Secundário, que tenham promovido de forma meritória o ensino nas seguintes missões da Escola:

- o sucesso dos alunos;

- a qualidade da aprendizagem;

- o desenvolvimento do ensino experimental das ciências;

- a criatividade aplicada nas ciências sociais;

- a difusão e fortalecimento do interesse pelas artes;

- o desenvolvimento de projetos relevantes;

- a existência de um plano interno de formação;

- a colaboração com a comunidade educativa;

- a participação ativa dos encarregados de educação;

- a difusão de boas práticas educativas.

Nesse mesmo ano, o Colégio da Bafureira, foi distinguido com o Prémio de Escola da região de Lisboa e Vale do Tejo.

É com grande orgulho que vos comunicamos que o Colégio da Bafureira, vai ser, mais uma vez, distinguido pelo Ministério da Educação e Ciência:  receberemos uma Menção Honrosa do Prémio de Escola pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2013-14.

A entrega deste prémio será realizada no próximo dia 30 de abril, pelas 15h, no Teatro Thalia, Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

Em nome de todos os colaboradores do Colégio, queremos agradecer-vos a confiança que têm depositado em nós e dizer-vos que este Prémio é de Todos: dos Colaboradores do Colégio, dos Alunos e dos Pais!

Parabéns a Todos e muito obrigada!

Graciete Branca Marques

Diretora Pedagógica

 


Colégio da Bafureira

SEDE:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 585
2775-177 Parede
Polo 1:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 801
2775-373 Parede

Tel. +351 214 571 027
Fax. +351 214 580 512

contato@colegiodabafureira.pt