Notícias

Eclipse do sol, dia 20 de março

Quarta, 18 Março 2015 12:42

 

Eclipse do sol, dia 20 de março

Nopróximo dia 20 de março, sexta feira, irá ocorrer um eclipse do Sol.O eclipse irá ocorrer aproximadamente entre as 8h e as 10h, sendo que por volta das 9h, o Sol irá estar 70% eclipsado pela Lua o que corresponde ao "pico" do eclipse.Os alunos do Colégio irão poder observar este fenómeno através de uns óculos próprios para o efeito.
É muito importante que não observem o eclipse de forma direta sem a proteção adequada e nunca durante periodos superiores a 30 segundos. Para mais informações consultem os seguintes sitios da internet:

http://lifestyle.sapo.pt/familia/noticias-familia/artigos/ministerio-da-educacao-alerta-para-cuidados-na-observacao-de-eclipse-solar?artigo-completo=sim

Prof. Luís Pessoa

alt 

 

 

Visita ao Museu do Ar

Quarta, 11 Março 2015 16:20

Visita ao Museu do Ar

É na base aérea de Sintra que fica o Museu do Ar. Dividido em vários hangares, este museu tem como missão expor ao público o património histórico-museográfico aeronáutico.

Uma viagem aérea fantástica que, no passado dia 4 de março, encheu de entusiasmo e alegria os nossos alunos do Pré-escolar.

Começámos a vista visualizando uma imagem de João Torto, o português que em 1540 decidiu inventar e construir um sistema de asas que acreditava conseguir fazê-lo voar, realizou esta experiência do alto da Sé de Viseu, uma tentativa que acabou por conduzi-lo à morte.

Mesmo ao lado encontrámos um protótipo das Asas de Morcego construídas por Leonardo da Vinci, de imediato percebemos que o desejo de voar e conquistar o céu está presente na humanidade há muitos, muitos anos.

Por isso, o nosso guia explicou-nos que apesar de ao longo do tempo terem existido várias tentativas de voo, só no início do século XX Santos Dumont e os irmãos Wright creditaram os primeiros voos oficiais.

Ainda estávamos no início da visita e já nos deslumbrávamos com a imensidão de aeronaves expostas, pensámos então que a tarefa de vos escrever, sobre esta experiência de forma resumida, seria bastante difícil.

Por isso mesmo, decidimos destacar as aeronaves que mais nos impressionaram pelas suas características e história, e sobre as quais vos vamos falar como se de uma vista guiada se tratasse.

Logo no início da exposição encontrámos os primeiros aviões monomotor, os 16 Caudron G III.

Conhecemos, também, a aeronave Junkers utilizada pelas tropas de Hitler na segunda guerra mundial, um avião de cor preta usado estrategicamente durante a noite.

Mais à frente estava a Avro 631 Cadet, em todo o Mundo só existem três aeronaves deste modelo, sendo que a única exposta ao público é a que está neste museu.

Continuámos a conhecer a história da aviação e, também, a história do nosso país, ficámos maravilhados ao ver o Supermarine Sptifire, que foi o primeiro avião a fazer a nossa defesa territorial.

Durante a visita conhecemos o Planador Slingsby T.21, um modelo telecomandado à escala aproximada 1:4, este foi o primeiro planador de elevada dimensão a conseguir voar, foi construído, nos anos 90, pelo pai da Professora Ana que nos tempos livres se dedicava ao aeromodelismo. Um projeto em que poucos acreditavam, mas que a persistência, os cálculos rigorosos e a troca de informação com um militar de alta patente da força aérea inglesa, acabaram por tornar possível esta aventura.

Continuando a descobrir um pouco da história do nosso país, ficámos a saber que o Fiat G 91/R3 foi o avião usado durante a guerra colonial.

Já a visita estava quase a chegar ao fim encontrámos a aeronave que mais recordações nos deixou, por ter na frente desenhado a boca de um tubarão, ficámos mesmo impressionados.

Foi uma viagem fantástica pelos céus! Adorámos!

 

Prof. Ana Isabel Sousa, 11/05/2015

 

 alt

 

 

Sarau de Poesia

Sábado, 07 Março 2015 11:59

2015-03-06 21.21.38

 

Sarau da Poesia


Reunir os nossos alunos e as famílias  em torno da poesia é já uma tradição na Bafureira. Foi tendo em mente esta permissa que ontem nos reunímos para o nosso Sarau da Poesia.

Fernando Pessoa

O Clube de Leitura, orientado pela Dra. Fátima Cruz, ao longo da noite surpreendeu-nos com diversas entrevistas a poetas que todos bem conhecemos mas que sobre eles aprendemos ainda muito mais. A caracterização dos nossos poetas, os textos e a poesia conseguiram tornar esta numa noite muito agradável.

As duas partes de Sarau abriram com um momento musical.

Para a segunda parte o palco ficou ainda mais rico com um cenário que nos remonta a todos para a época em que Fernando Pessoa se passeava pelas ruas de Lisboa e homenageava a vida com a sua poesia... escrita muitas vezes à mesa dos cafés da moda.

Entre as apresentações dos escritores iam surgindo momento de bela poesia dita por pais, alunos amigos e professores do Colégio.

O conjunto destes momentos mostrou-se que a língua portuguesa é capaz de nos reunir e tornar os nossos jovens ainda mais convictos da riqueza cultural que lhes queremos transmitir no nosso dia-a-dia na Bafureira.

Obrigado a todos os participantes.

Parede, dia 6 de março de 2015

 


Colégio da Bafureira

SEDE:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 585
2775-177 Parede
Polo 1:Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, 801
2775-373 Parede

Tel. +351 214 571 027
Fax. +351 214 580 512

contato@colegiodabafureira.pt